terça-feira, 15 de março de 2016

Sistema Operacional - Windows 10 (2015)

Windows 10 (2015)



História

contrariando as expectativas de que o software se chamaria Windows 9. A primeira versão de testes pública foi lançada a 1 de outubro de 2014 e apresentou uma série de mudanças em relação ao seu predecessor, o Windows 8.1. Entre elas, estão a volta do menu Iniciar, múltiplos ambientes de trabalho, novo navegador (Microsoft Edge), aplicativos renovados (Foto, Vídeo, Música, Loja, Outlook, Office Mobile e até o Prompt de Comando) da união das múltiplas plataformas (inclusive o app Xbox). O Windows 10 recebeu, em grande parte, análises positivas, desde sua data original de lançamento em Julho de 2015; os críticos elogiaram a decisão da Microsoft de eliminar algumas das mecânicas introduzidas no Windows 8, bem como a adição de um ambiente mais direcionado ao uso em computadores desktop, muito igualmente as versões anteriores do Windows, não obstante que a interface de touch do Windows 10 foi criticada por possuir diversas regressões em comparação à interface touch do Windows 8. Os críticos também elogiaram os melhoramentos do software integrado com o Windows 10 em comparação ao 8.1, a adição da integração com o Xbox Live, bem como as funcionalidades e capacidades do assistente pessoal do Cortana, e a substituição do Internet Explorer pelo Edge - apesar de que o navegador foi também criticado por ser incluso ainda em desenvolvimento.



Versões

Windows 10 Home



Windows 10 Pro 










Arquitetura



x86 (32bits) e x64 (64bits)











Novidades



A principal novidade do Windows 10 é a volta do menu Iniciar. A ideia da Microsoft é unificar seus produtos, algo que vem sendo comentado há anos dentro da empresa. Agora que o Windows Phone e os computadores com Windows suportam aplicativos universais, isto é, que rodam no desktop, smartphone e tablet, chegou a hora de unificar também a loja de aplicativos, o que deverá fortalecer o ecossistema da Microsoft. Isso também significa que a marca “Windows Phone” deixa de existir: os futuros smartphones rodarão Windows 10 (sem desktop, claro).



Distribuição

Microsoft

 

2 comentários:

  1. Humm.... não é qualquer pc que possa rodar legal essa versão!! Muito pesada e as vezes instável mesmo com core i5 hd1tb e 16gb de ram...

    ResponderExcluir