terça-feira, 15 de março de 2016

Sistema Operacional - Windows 95 (1995)

Windows 95



História



O Microsoft Windows 95 (codinome Chicago) é um sistema operacional de 16/32 bits criado pela empresa Microsoft. Lançado em 24 de agosto de 1995, o Windows 95 revolucionou o mercado de sistemas operacionais e passou a vir instalado por padrão com o MS-DOS 7.0 (e não mais separado, como era antes), sendo o principal lançamento da empresa na década de 1990. Entre outras coisas, efetivava o sistema de arquivos FAT-16 (ou VFAT). Os ficheiros (arquivos) puderam a partir de então ter 256 caracteres e não apenas 8 como sucedia nas versões anteriores. O salto do Windows 3.1 para o Windows 95 foi enorme e fez com que a Microsoft pulasse para ser a mais popular distribuidora de sistemas operacionais.




Problemas 

Um dos grandes problemas do Windows 95 era a instabilidade ao rodar aplicativos escritos para o Windows 3.x, pois o Windows 95 passava a executar a multitarefa cooperativa (exatamente como o Windows 3.x) entregando ao aplicativo o gerenciamento do processador e da memória, podendo resultar em travamentos e reinicializações do computador, caso o aplicativo executasse alguma tarefa indevida. Portanto, para evitar travamentos no Windows 95, era bom evitar usar aplicativos escritos para o Windows 3.x. Existe uma outra versão do Windows 95, lançada em 1996, chamada de Windows 95 OEM Service Release 2 (OSR 2), com suporte nativo ao sistema de arquivos FAT32. Já o Windows 95, a partir da revisão OSR 2.1, incluía o suporte nativo ao Barramento Serial Universal e ao Ultra DMA. Teve o suporte encerrado em 2002.



Versões
 

Windows 95 1.4

Windows 95

Windows 95 OSR1/SP1

Windows 95 OSR2

Windows 95 OSR2.1

Windows 95 OSR2.5



Recursos



Uma de suas principais características é o Plug & Play, que pode liberar o ajuste manual dos dispositivos de hardware. O recurso configura automaticamente os dispositivos compatíveis com o Plug & Play. Também é possível dar nomes longos aos arquivos, que antes eram limitados a 8 dígitos para o nome e 3 para a extensão, tornando mais fácil o encontro do arquivo desejado. Por se tratar de ser um sistema compatível com o hardware e software já existente, é possível aproveitar ao máximo os aplicativos baseados no MS-DOS ou no Windows 3x.É possível executar várias tarefas de uma só vez, pois o Win 95 oferece Multitarefa Preemptiva rodando em seu próprio espaço de memória.




Suporte de Arquivos

 Quando você salva os arquivos, seu computador utiliza um sistema de arquivos para controlar como arquivos e pastas serão armazenados em seu disco rígido. O FAT32 é um sistema de arquivos avançado que pode melhorar o desempenho e aumentar o espaço disponível em disco. O sistema de arquivos FAT32 possui algumas vantagens sobre o FAT16 como, por exemplo, permitir que os programas sejam abertos mais rapidamente até 50% ( na média, 36% mais rápido ); disponibilizar um maior espaço e um melhor desempenho em disco mais eficiente até 15% ( na média, 28% a mais de espaço em disco ); permitir que um disco rígido de até 2TB seja formatado como uma unidade única, eliminando a necessidade de partição do disco rígido; permitir realocar a pasta raiz e usar cópias de backup do FAT, tornando seu computador menos vulnerável a falhas.



Requisitos do Sistema


Computador pessoal com um 386DX ou processador superior (486 recomendado)

4 megabytes (MB) de memória (8 MB recomendado)

Espaço em disco rígido normal necessário para uma atualização para o Windows 95: 35-40 MB a necessidade real varia de acordo com os recursos que você optar por instalar.

Espaço no disco rígido típica necessário para instalar o Windows 95 em um sistema limpo: 55 50 MB a necessidade real varia de acordo com os recursos que você optar por instalar.

Uma unidade 3,5 polegadas de alta densidade disquete disco

VGA ou resolução superior (SVGA de 256 cores recomendado)

Para usar o Microsoft Exchange e o Microsoft Network:

8 MB de memória




Distribuição

Microsoft

2 comentários: